Viabilizada pela Future Climate, CONAMP neutraliza emissões de dois grandes eventos e recebe selo Carbono Neutro

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) deu um passo importante em sua agenda climática. Em parceria com a Future Climate Group, foram inventariadas e compensadas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de dois grandes eventos realizados em 2025: o XXII Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público, em Campo Grande (MS), e o Congresso Estadual do Ministério Público do Rio de Janeiro – Pré-COP 30, no Rio de Janeiro (RJ).


Ao todo, os eventos reuniram 2.438 participantes e resultaram em 189 toneladas de CO₂ equivalente. A maior parte das emissões esteve relacionada às viagens aéreas e terrestres de participantes e espectadores.


A compensação foi realizada por meio da aquisição de créditos de carbono do projeto de energia eólica Assuruá I Wind Power Plant, localizado em Gentio do Ouro, região Centro-Norte do Estado da Bahia. O projeto contribui para a segurança energética do país, especialmente durante períodos de seca, quando a disponibilidade hídrica é reduzida.


O projeto é certificado e verificado pelo Global Carbon Council com os selos:

  • Selo Ambiental Sem Dano ao Meio Ambiente (E+ Label);
  • Selo Social Sem Dano às Pessoas (S+ Label);
  • Selo Diamante (SDG+ Label); e
  • Selo CORSIA+ (C+ Label), atestando conformidade com os critérios de sustentabilidade do esquema internacional de compensação e redução de carbono para a aviação (CORSIA).


O Assuruá I Wind Power Plant também possui Selo Diamante para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo impacto positivo verificado para os ODS:

  • 2 – Fome zero e agricultura sustentável;
  • 4 – Educação de qualidade;
  • 6 – Água potável e saneamento;
  • 7 – Energia limpa e acessível;
  • 8 – Trabalho descente e crescimento econômico; e
  • 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Durante sua implementação, o projeto gerou novos postos de trabalho, promovendo a criação de empregos e desenvolvimento econômico na região.

Com a conclusão do processo, a CONAMP recebeu o selo de Carbono Neutro da Future Climate para os dois eventos, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade climática. O próximo passo será a contabilização e compensação das emissões do XXVI Congresso Nacional do Ministério Público, previsto para novembro em Brasília (DF).

Subscribe to our Newsletter

Get exclusive updates on the climate agenda, our projects, and solutions shaping the future.